Introduction

Hello everyone!

 Meu nome é Uanna Milena Falcão Alves, tenho 23 anos e me formei em Direito no Brasil em 2011. Meu pai é bancário, artista plástico e empreendedor; minha mãe é professora de português, e foi com o apoio e incentivo dos dois que venho realizando um dos meus maiores sonhos: estudar direito nos Estados Unidos. Mais que um sonho, vir morar em um país e estudar Direito desde o início e, mais uma vez, foi uma ousadia minha. 
 Quando vim aos Estados Unidos pela primeira vez - em 2004 - me apaixonei pelo país e prometi a mim mesma que um dia voltaria pra estudar e morar aqui pra sempre. - YEAH, RIGHT! - Com 15 anos, recebi olhares ridicularizantes e réplicas do tipo: "Ua, você ainda é uma criança. Tem muito que aprender!". Meus pais, talvez por falta de grana na época, ou talvez por quererem que eu realmente terminasse meus estudos primeiro, não me deixaram vir fazer high school. INSTEAD, eles receberam estudantes de fora inúmeras vezes (minha casa sempre foi cheia de gringos) e a cultura que eu poderia estar recebendo fora do Brasil, eu estava recebendo dentro de casa. 
 Foi assim que terminei o 3º ano e entrei na Universidade de Direito. 
 Sempre soube que Direito era meu curso: sempre gostei de ler, escrever, discutir e estar certa. Rs. Mas no fundo, no fundo, também sabia que não queria estudar "qualquer" direito. Queria estudar um direito que envolvesse outros mundos, outra gente, outras línguas.
AH - Línguas!
Já falei que antes de QUALQUER coisa, você tem que se desapegar do português e se fazer entender em outros países que não Portugal, Moçambique, Angola, Timor-Leste (e alguns outros países que falam a língua portuguesa e que eu me esqueci). Ah, e Brasil, claro.
Talvez español? Français? Italiano? Amigo, fale qualquer outra língua, e fale bem! Saber falar outra língua, hoje em dia, não é questão de luxo, é questão de NECESSIDADE! Mas se você quiser vir estudar direito nos EUA, além de falar qualquer outra língua, você precisa falar inglês (e BEM!). Então antes de ser apaixonado por direito, antes de querer embarcar nessa aventura extraordinária de estudar o Common Law aqui, vá aprender mais que conjugar o verbo "to be" numa escola de línguas! Você não precisa falar fluente (há vários asiáticos que falam o suficiente para serem entendidos -  e olhe lá), mas precisa ao menos ENTENDER e ESCREVER bem. Em outro post falarei mais sobre a questão do inglês, mas, de imediato, saiba que se você pretende vir fazer o curso de Direito (ou mestrado, ou doutorado), você precisa primeiro SPEAK ENGLISH. 


 Então, sorte minha, me botaram pra aprender a língua to "Uncle Sam" aos 12 anos. Estudei inglês no Yázigi por uns bons 6 anos (se não me falhe a memória). Terminei o "Post Advanced" na mesma época em que tive que fazer o vestibular, e logo em seguida, entrei no curso de Espanhol. 
 Comecei o curso de Direito, e terminei o de Espanhol 4 anos depois. Comecei, então, o de francês. Mas, enough of languages! Já deu pra perceber como é importante não ser ignorante em outros idiomas, né?! Magina o mico que é, falar "ham"(presunto) em vez de "hammer" (martelo); "soap"(sabão) em vez de "soup"(sopa); puxar onde tem escrito "push" e empurrar onde tem escrito "pull" ... 
I hope I made my point.

Na faculdade, eu queria fazer direito e falar inglês, e não podia. Na metade do curso, tive que começar a pensar no meu tema da monografia .. eu não sabia o que escrever, mas sabia da minha paixão interna por direito internacional, então sabia que tinha que falar sobre algo que unisse meu interesse da língua estrangeira ao Direito. Como já tinha planos de vir morar nos Estados Unidos e advogar aqui, pensei em algo que fosse me ajudar tanto no Brasil quanto fora. 
Nas viagens que fiz à Flórida, prestava atenção aos portfólios e outdoors com fotos de advogados e propagandas oferecendo serviços de advocacia, mediação e arbitragem. Em uma dessas viagens, então, surgiu a maravilhosa idéia de comparar como esses dois últimos institutos funcionavam no meu país de origem e no meu país de destino e foi aí que comecei a escrever e aprender - BITTY PARTS - do sistema jurídico dos EUA.
Quanto mais eu lia, mais fome eu tinha de ler. Via palavras como "plaintiffs", "lawsuits", "counterclaims", e pensava como seria estudar todos os dias em uma universidade norte-americana. Foi aí que minha jornada começou, mas ....... Como fazer? O que fazer primeiro? Quais são os requisitos? Que Universidade? Posso transferir créditos (cadeiras) do Brasil? Qual o valor? Eles dão bolsas? E meu C.R.E. do Brasil, conta? Tenho que fazer prova pra entrar? Que documentos devo mandar?
Essas e mais THOUSANDS of questions começaram a girar na minha cabeça. Então pensei em como responder cada uma. Fácil! Pergunta a algum brasileiro que já fez direito nos EUA. Aí caiu a ficha que eu não conhecia nenhum. Quando a gente tem ajuda, tudo fica mais fácil, né?! Quando não tem ninguém pra ajudar, parece que tudo depende exclusivamente de nós mesmos. Parece não, tudo depende exclusivamente de nós mesmos. 
 Foi aí que as pesquisas na Internet começaram, as visitas e perguntas a inúmeros sites, blogs, mas era tudo tão vago! Não existia um site que tivesse as respostas exatas às perguntas que eu tinha a fazer. 
Enfim, fui atrás, pesquisei, fiz o que tinha que ser feito e hoje estou aqui, tentando mostrar pra vocês o que eu muito queria que tivesse sido mostrado a mim! 

Esse blog tem o intuito exclusivo de tentar ajudar pessoas que, como eu, um dia precisaram de ajuda. Vou escrever passo-a-passo do que se pode querer saber a respeito de vir estudar Direito nos Estados Unidos da América. Vou também escrever sobre minhas aulas, programas da Universidade, o dia-a-dia dos estudantes de Direito, as provas, as festas, textos jurídicos, comparações dos sistemas dos dois países (Common Law x Civil Law), ou qualquer outro assunto que diga respeito ao curso.

Tentarei ser clara e usar uma linguagem acessível a todos. Muitas vezes vou usar palavras ou termos em inglês - ou porque não existe tradução específica pra português, ou porque that's what I do. Gosto de escrever em inglês, então, se você não entende, pode pegar um dicionário (google tradutor também serve) ou pode entrar num cursinho de inglês :-) - Você ia ter que entrar de todo jeito, lembra?!

;)


And so it begins ...

KEEP CALM & LAWYER ON!

Uanna Alves

Comments

  1. Meu Deus, me perdoe se essa inveja que estou sentido é pecado, mas não dá pra resistir. Depois de ler sobre a trajetória percorrida por essa garota para viver e advogar nos EUA, o único sentimento que posso ter é inveja dela, pois não posso me dar ao luxo de realizar esse sonho. Em tempo::: Essa inveja é uma inveja do bem, pois apenas queria estar numa situação semelhante à de Uanna, não exatamente no lugar dela, (rsrsss). Ao mesmo tempo fico feliz em saber que ela conseguiu e quer ajudar a outros que tem a mesma garra que ela nos mostrou.

    Anyway, let's be happy.

    ReplyDelete
  2. Meus Parabéns Uanna! Lindo caminho que você está percorrendo... Seus pais devem estar orgulhosos... E, este blog? Que atitude enriquecedora! Grande abraço... Ivo

    ReplyDelete
  3. Fiz o curso de direito com ela. Garota inteligente e dedicada.
    Abraços

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?

LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)