LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)

Oi Galera!

Tentando retomar os posts aqui no blog, já que agora estou finalmente de férias e graduada do meu Mestrado (LL.M).

Pra quem leu meus posts anteriores e já tem uma idéia do que é o "LL.M degree" aqui nos EUA, ótimo! Para os que não leram, deixem de preguiça e vão lá no post de Dezembro "Overview" e se familiarizem um pouco com o programa - garanto que valerá a pena!

Os próximos posts englobarão por completo o Mestrado em Direito Internacional (LL.M Degree) nos EUA. Para isso, dividirei o programa em 3 posts: 1. Como se matricular; 2. O Curso e 3. Expectativas de Graduação.

Aqui vamos nós ...

1) Como se matricular num LL.M (Legum Magister) - Requerimentos

a) Ser formado em uma Universidade de Direito

A maioria dos cursos de LL.M nos Estados Unidos requerem que você seja bacharel em Direito no seu país de origem. No caso do Brasil, após receber seu diploma, geralmente você poderá iniciar suas aplicações para o curso.
- Uanna, eu preciso passar na OAB pra poder fazer meu mestrado aí nos EUA? É que eu vi um LLM pra "foreign lawyers" ...
NÃO! Via de regra você não precisará passar no Exame de Ordem para poder se qualificar para um mestrado aqui, MãããããSSSSSSSSSSSSSS eu SUPER aconselho passar no exame da ordem primeiro. POR QUÊ?????? Porque - se aceita na Universidade - você terá que comprovar no Consulado Americano, na hora da sua entrevista para obter o visto de estudante, que você não tem intenção em ficar nos Estados Unidos permanentemente e que tem intenção de voltar para o Brasil. Qual a melhor forma de demonstrar isso? Através de laços familiares e profissionais. Passando na OAB e obtendo sua carteirinha, você demonstrará no Consulado que você advoga no Brasil e que está vindo para os EUA com o único intuito de se especializar e voltar pro seu país de origem - mesmo que você possua segundas intenções, se é que me entendem.
Enfim, eu me graduei em João Pessoa e antes mesmo de me graduar prestei o exame da Ordem. Passei no Exame, esperei terminar o curso, recebi meu diploma e comecei a colocar as peças do quebra-cabeça juntas.

b) TOEFL ou IELTS

TODAS as Universidades americanas requerem a comprovação de sua proficiência na língua. O exame mais comum é o TOEFL (foi o que eu fiz!)

Tou colocando aqui um site que traz uma lista de praticamente todas as Universidades aqui nos EUA e a pontuação que cada uma requer pra que o aluno seja considerado "qualificado" para a admissão: TOEFL scores. (Espero que seja útil para vocês)

Conselho: Antes de confiar nesse site, procure ir no site da própria Universidade que você pretende aplicar, na sessão de "Admissões" - "LL.M" e se certifiquem de que este é realmente o resultado que você tem que obter (É sempre bom prevenir ..)

c) DOCUMENTOS

Então, fez o TOEFL e conseguiu um resultado bom? ÓTIMO, o próximo passo é juntar todos os documentos possíveis que sua Universidade requer. Para isso, mais uma vez, vá no site da Universidade e se certifique de quais são esses documentos.
Antes de enviar os meus, não só eu verifiquei no site, como também enviei vários e-mails para a responsável pelas admissões da Universidade tirando todas as minhas dúvidas.
Os documentos mais comuns que a maioria das Universidades requerem são:

- Histórico Escolar (do Curso de Direito TRADUZIDO para o inglês por tradutor juramentado).
     * Muitas vezes eles pedem que o histórico seja enviado pela própria Universidade e diretamente para eles. Foi o que aconteceu comigo.
- Carta do Coordenador do Curso indicando o seu CRE e informando a sua "colocação" num ranking em relação aos demais estudantes.
     * Se você tiver sido um ótimo aluno, você fará questão de enviar essa carta. Universidades americanas sempre gostam de saber que podem aceitar estrangeiros com um bom potencial.
     * Esta carta também deve ser traduzida.
- Diploma (do Curso de Direito TRADUZIDO para o inglês por tradutor juramentado)
- Duas cartas de recomendação de dois professores que lhe acompanharam durante sua trajetória no curso.
     * Se seu professor souber escreve em inglês, você não precisará traduzir a carta
     * Link com um exemplo de carta de Recomendação em Inglês: Letter of Recommendation
- Currículo (em inglês, se possível)
- Redação Pessoal em Inglês
     * A Universidade quer que você fale um pouco sobre você e conte sua história. Você também deve mencionar como ouviu falar da Universidade e porque você merece ser aceita.
     * Link com um exemplo de Redação Pessoal em Inglês: Personal Statement
- Cópia do documento comprovando sua pontuação no TOEFL

Esses são os documentos que geralmente são requeridos para se qualificar a aceitação em uma Universidade. Você precisará se informar a respeito de datas (eles têm datas limites diferentes para aceitar novos alunos cada ano) e de quaisquer outros documentos que eles precisem. Tenha sempre em mente que você precisará enviar tudo em conformidade com o que a SUA Universidade requer.

d) ACEITAÇÃO!

Não existe prazo certo para receber uma carta de aceitação. Eu enviei meus documentos no mês de Fevereiro e recebi uma resposta por volta de Abril dizendo que eu tinha sido aceita.
Geralmente, dependendo de seu histórico, CRE, Toefl score e currículo, a Universidade poderá lhe "parabenizar" com uma bolsa total ou parcial de estudos. Caso você ganhe uma, o aviso chegará com sua carta de aceitação na grande maioria das vezes.
Uma vez aceito na Universidade, você receberá documentos explicando qual será seu próximo passo.

e) FUNDOS SUFICIENTES

A Universidade geralmente requererá que você comprove que você tem condições de pagar pelos seus estudos e outras milhares de despesas. Cada Universidade tem seu preço e cada Universidade faz um planejamento diferente a respeito do que um aluno gasta em média anualmente. Na Universidade em que eu fiz o meu mestrado, o valor do curso era USD 45.000,00. Fora isso, eles fazem uma estimativa do que você gasta com: livros + saúde + alimentação + moradia + outros. No Final das contas, você tem que demonstrar que você tem na sua conta o suficiente para cobrir todos esses gastos durante o ano inteiro. (Esses valores variam de acordo com estado e Universidade).
Como se comprova isso? Extrato de conta bancária da pessoa que vai lhe sustentar. Geralmente as Universidades não aceitam cópias de contra-cheque como forma de comprovação.

Uma vez enviado esse extrato (EM INGLÊS traduzido por tradutor juramentado!!!!!!!!!!), a Universidade lhe enviará um outro documento com o qual você poderá dar a entrada no seu visto.

f) I-20

O formulário I-20 é o documento que a escola lhe enviará comprovando que você foi devidamente "cadastrada" como aluna e que foi devidamente aceita na Universidade. Uma vez recebido esse documento, você poderá iniciar os procedimentos necessários para dar a entrada no seu Visto de Estudante.
Não entrarei em detalhes sobre a obtenção do Visto nesse post, mais saibam que sua vinda aos EUA como estudante depende principalmente desse documento.

g) Visto F-1

Uma vez marcada a entrevista e com o I-20 em mãos, você estará quase pronto para fazer suas malas. Basta obter a concessão do visto :)
Aqui está o site do governo americano com informações sobre o F-1: VISTO F-1

h) YOU'RE ALL SET!

Agora, é só esperar a data da viagem e vir para os EUA obter seu Mestrado em Direito Internacional :)

No próximo post entrarei em detalhes sobre o Mestrado e compartilharei com vocês um pouco da minha experiência aqui no Texas.

Se rolar alguma dúvida, podem deixar um comentário no post com a pergunta e eu tentarei responder o mais rápido possível.


KEEP CALM & LAWYER ON!

Uanna Alves



Comments

  1. Olá Uanna tudo bem ? Eu me chamo Silvia e moro no interior de São Paulo e encontrei seu blog através de pesquisas sobre a graduação em direito nos EUA. Eu pretendo terminar minha graduação aqui no Brasil e ir para os EUA, porém fiquei com uma dúvida: Você terminou a graduação aqui e foi para os EUA cursar o mestrado, porém você pretende cursar o J.D depois ? Tem como fazer o inverso, cursar o J.D e após o mestrado ? Se fizer isso preciso do SAT né ? Já com sua experiência você conclui que compensa todo esse esforço ? É muito difícil ouvir as pessoas "tirando sarro" desse meu sonho.. mas vou em busca dele.

    Desculpe o texto enorme e muito obrigada pela atenção.

    beijos Silvia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Sílvia!
      Sim, me graduei no Brasil e vim para os Estados Unidos cursar o mestrado. Começo o J.D. em Agosto pois pretendo advogar no Texas, e um dos requerimentos do "Bar" do Texas é o aplicante tenha o bacharelado em Direito em uma universidade americana.

      Sim, tem! Mas é bem mais difícil para um brasileiro fazer o LSAT (Law School Admission Test), conseguir uma pontuação boa e ser aceito na universidade americana. Devido ao grau de dificuldade da prova, o alto preço dos cursos que você tem que fazer para se preparar e o fato de que não há cursos no Brasil que prepare para essa prova tornam praticamente impossível, para um Brasileiro, atingir uma pontuação boa o suficiente para conseguir a aceitação diretamente pro J.D.

      O "SAT" é outra prova. É a prova que você faz pra entrar no "College" e não na "Law School".

      E sim, claro que compensa! Nunca me senti tão realizada em toda a minha vida .. cada dia é uma vitória, cada conquista é uma bênção e não me arrependo de nenhuma decisão que tomei para chegar aonde eu cheguei.

      As pessoas que tiram sarro do seu sonho são provavelmente as "frustradas" que não conseguiram realizar seus próprios.

      "Palavras loucas, ouvidos moucos".

      "If you can dream it, you can do it" - Walt Disney

      ;)

      Beijos!

      Delete
  2. Oi,
    gostei muito do seu blog.
    Tenho 30 anos e sou Procurador do Estado em que moro.
    Sempre tive o desejo de fazer LLM ou JD nos EUA. Após o LLM, em alguns estados, o candidato pode fazer as provas para a BAR, correto? Você sabe quais Estados (eu sei de NY)???
    Além disso, como é o pagamento do curso? paga-se mês a mês ou o curso inteiro de uma vez só?
    Você teve auxilio de alguma empresa de consultoria?
    Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. NY, California, Alabama e New Hampshire.

      O pagamento difere de Universidade para Universidade. Na minha, por exemplo, você tem a oportunidade de pagar por semestre, dividir em 2, 3 ou 4 parcelas.

      Não, fiz as pesquisas sozinha. Não acredito existir empresa de consultoria na área, por isso resolvi fazer o blog :)

      Boa Sorte!

      Delete
  3. Olá Uanna, adorei o seu blog.

    Tenho interesse em fazer LLM em Direito Ambiental nos Estados Unidos, já li sobre a Pace University e sobre a Vermont Law School. Conhece alguma outra? Quais os requisitos para conseguir estudar em alguma dessas escolas?

    Comecei meu curso para o TOEFL, é recomendado um curso de Inglês Jurídico?

    Muito Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dá uma olhada em: http://www.llm-guide.com/usa - Este site mostra, por estado, as universidades que oferecem Mestrado. Não existe "LLM em Direito Ambiental", você faz mestrado e estuda as matérias que você quiser.

      Os requisitos variam de Universidade pra Universidade. Você tem que escolher a que você quer estudar, visitar o website deles e encontrar o que eles requerem do aplicante.

      Não, acredito que nenhuma Universidade requer um curso extra de inglês jurídico. Mas se você tiver a oportunidade de fazer um, eu recomendo, pois essa é uma dificuldade que a maioria dos estudantes internacionais têm quando se mudam pra cá - se adaptar à nomenclatura.

      Boa sorte!

      Delete
  4. Bom dia Uanna, tudo bem?

    Estou interessada em fazer um LLM nos Estados Unidos. Qual você cursou? Onde você cursou? Você fez todo o procedimento de admissão sozinha? Ou tem conhecimento de alguma empresa que faça isso? Você mora sozinha? Alugou um apartamento?

    Att,
    Manuela P. Damião

    ReplyDelete
  5. Ola Manuela,

    Eu fiz meu LLM na Southern Methodist University (SMU) aqui no Texas. Fiz todo o procedimento de admissao sozinha, sim. Infelizmente nao conheco nenhuma empresa que ajude nesse aspecto.

    Se quiser dar uma olhada no site da minha Universidade, pode ir aqui: http://www.law.smu.edu/admissions/graduate-programs/llm-international

    Abracao!

    ReplyDelete
  6. OLA Uanna.
    Gostei muito do seu blog.
    tenho muitas duvidas.
    Estou terminando minha graduação em direito aqui no Brasil.
    E vou para os Estados Unidos após a formatura.
    Gostaria de saber a sua Opinião. O melhor caminho é ir direto para a (pós) ou seja me submeter ao este, ou fazer uma graduação ai antes (4 anos) e depois prestar o teste para o curso de direito?

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?