Estudando Direito nos E.U.A. (The Hard Way)

Exatamente ...

Você estuda Direito no Brasil e quer vir pros Estados Unidos, right?! Não?! Então você não quer estudar Direito no Brasil, mas quer estudar nos EUA ... acertei?! Vamos então começar com essa última opção, which is the hard way to do it.

Ok. I get it. 

Bem, o sistema de ensino dos Estados Unidos é bem diferenciado e, aqui, eles utilizam terminologias que, no Brasil, são utilizadas como sinônimos. Você já parou pra pensar se existe diferença entre "College" e "University"? E o que significa ter um "minor" ou "major" em um curso? E são quantos anos de curso? Bem, vamos lá, step by step.

O segundo grau nos Estados Unidos - também conhecido como HIGH SCHOOL - engloba 4 anos (diferentemente do Brasil, onde só existem 3): freshmen (1º ano), sophomore (2º ano), junior (3º ano) e senior (4º ano). Antes de acabar o 4º ano, os alunos se submetem a uma prova chamada SAT (Scholastic Aptitude Test) que serve de critério para admissão nas Universidades (não associe a palavra Universidade à "University". Mais na frente explicarei as diferenças). O "SAT" pode ser comparado ao ENEM e é aberto a estudantes estrangeiros que pretendem entrar numa Universidade que aceita os resultados do exame. O teste é dividido em duas áreas: SAT reasoning Test (teste de raciocínio), SAT Subject Test (teste de matérias). Se você NÃO pretende estudar Direito no Brasil, esse é o PRIMEIRO teste que você terá que se submeter. Só que, diferentemente do Brasil, você não poderá entrar automaticamente numa universidade de direito. A lógica é a seguinte:

HIGH SCHOOL -> SAT -> COLLEGE -> LSAT -> LAW SCHOOL

Com sua nota do SAT, você entra num College. No College, você pode estudar (dentre outras coisas): Accounting, Art, Biology, Chemestry, Civil Engineering, Economics, Education, English, Geography, Humanities, Computer Science, Music, Nursing, Philosphy, dentre outros (depende dos cursos que o campus oferece). São cursos mais gerais. Pra você entrar numa Universidade de Direito, você precisa PRIMEIRO ter um "major" (= título que se recebe quando se termina o College) em qualquer desses cursos! Peraê, Uanna. Então você tá me dizendo que eu posso ter um major em Biology e, logo em seguida, entrar pra Universidade de Direito? 
Yup. Exatamente.
Ou um major em Música e, logo em seguida, entrar pra Universidade de Direito? Well, não sei porque você passaria 4 anos da sua vida aprendendo as Escalas harmônicas e melódicas pra, depois, passar mais 3 aprendendo como surgiu a primeira ação de inconstitucionalidade nos Estados Unidos, mas, SIM. Na prática você pode fazer isso.
Não estou dizendo que a admissão é automática! Tou apenas falando que não importa a área do seu major, você - via de regra - precisará fazer três ou quatro anos de College em qualquer curso pra poder tentar entrar no Law School. College é o first step (College = Undergrad. Toda vez que você vir alguém se referindo a "Where did you go for undergrad?", just assume the person is asking where you went for college). Law School é o segundo passo. Então, se você é brasileiro e quer vir estudar Direito nos EUA sem precisar estudar primeiro no Brasil, a regra é que você precisará fazer o SAT, fazer 4 anos de College e só depois entrar no Curso. Não foi o que eu fiz, então não sei muitos detalhes a respeito desse caminho!

Mas, continuando ... Saindo do College, o que eu quero obter?
  • J.D. Degree (full time ou part time)




O famoso "Law School" que tanto falo é o que eu me referi acima como "J.D. Degree". Quando os americanos acabam o College e recebem o seu Major, se eles quiserem entrar na Universidade de Direito, eles precisam entrar no programa de Direito. As iniciais "J.D." abreviam as palavras Juris Doctor, que nesse sentido, indica o primeiro grau profissional em Direito nos Estados Unidos.  O título foi concedido pela primeira vez pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos no final do século 19 e foi criado como uma nova versão de licenciatura em direito. É um programa de 3 anos, se você for estudante em tempo integral, ou 4 anos se você for um estudante em tempo parcial. O programa de 4 anos é feito para aqueles que pretendem trabalhar e estudar ao mesmo tempo (o que não seria o nosso caso, pois o visto de estudante - sobre o qual também falaremos em um outro momento - não nos permite trabalhar). As pessoas mais experientes e que já possuem uma fonte de renda estável geralmente optam por essa opção. Enquanto um estudante em tempo integral, também chamado "1 L" ou "2 L" student, tem 6 matérias no primeiro ano de curso, um estudante em tempo parcial,  também chamado "1 E", tem 4 matérias. O J.D degree é o equivalente ao nosso curso de 5 anos no Brasil.

Então esta é a lógica: Obter uma nota ótima no SAT, ser aceita no college, receber meu major, fazer uma prova pra entrar na Universidade de Direio (YUP, OUTRA PROVA!! Falarei mais sobre essa prova em outro Post) e receber meu J.D. degree em 3 ou 4 anos! Então, apesar do curso ser mais rápido - e, por conseguinte, bem mais intenso - nos Estados Unidos que no Brasil (são 5 anos aí), os americanos têm que, por fora, passar 4 anos estudando qualquer coisa pra, só depois, poder entrar no curso de Direito. Dá um total de 5 anos pra gente e 7 / 8 anos pra eles! It sucks for them ...

Enfim, essa é a tragetória pra um americano normal que quer advogar aqui nos EUA, ou um brasileiro que opta por não ser bacharel em Direito no Brasil. Não sei o que levaria qualquer brasileiro a fazer isso, mas txudxo bem.

Então, falamos de uma forma superficial, qual a trajetória normal de uma pessoa que quer fazer passo-a-passo pra concluir o curso de Direito aqui. Mas e aqueles espertinhos que moram em outros países e  querem advogar nos EUA? Eles têm que fazer tudo isso também? Será que dá pra "transferir" os créditos de um país pro outro?

Bem, tou morrendo de sono, então vou deixar pra escrever sobre essa outra alternativa (que foi a que eu escolhi pra mim mesma) no próximo post!
Qualquer dúvida, não hesitem! Tentarei responder ou encontrar uma resposta caso eu não saiba, o mais breve possível.

Y'all take care!

KEEP CALM & LAWYER ON!

Uanna Alves

Comments

  1. I wonder where you learned about computer science majors ;)

    ReplyDelete
  2. Uanna, muito obrigado pelas informações. Foram realmente úteis. Mas, ainda tenho uma dúvida:me formei em outro curso aqui no Brasil e decidi fazer Direito logo em seguida. Como não quero continuar o curso aqui, posso me candidatar para um "J.D. Degree", correto? Nesse caso, como faço se quiser advogar no Brasil futuramente?(Imagino que apenas o exame da OAB não seja suficiente, já que não serei "bacharel em Direito" nos termos brasileiros). Sabe onde consigo esta informação?

    ReplyDelete
  3. Uanna, Obrigada pelas dicas! Eu sou formada em direito no Brasil mas moro em Boston, vc poderia me auxiliar em qual seria o procedimento para entrar em uma Law School nos USA? o meu diploma facilitaria em alguma etapa deste process?

    ReplyDelete
  4. Uanna muito bom as dicas. No entanto, tenho uma dúvida. Estou no terceiro ano de direito no brasil, mas gostaria do título de Juris Doctor, será que o fato de ter cursado uma "law school" aqui no Brasil, impediria de aplicar em outra nos EUA?

    ReplyDelete
  5. Uanna muito boa as dicas. No entanto, tenho uma dúvida. Me formo em direito no ano de 2019 e estava pensando em aplicar em uma law school para o título de JD, mas será que o fato de eu ter cursado no direito no brasil me impediria de cursar nos EUA?

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?

LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)