What is an L.L.M.? Come find out!



Oi galera, aqui vão algumas informações sobre o curso do LL.M.

Normalmente o L.L.M. é obtido através de um programa de tempo integral de um ano. Os estudantes de direito e demais profissionais frequentemente se matriculam em um LL.M. para ganhar experiência em um campo especializado de direito (por exemplo, na área do direito fiscal ou do direito internacional). Muitos escritórios de advocacia preferem candidatos que tenham um LL.M., pois o L.L.M. indica que o advogado adquiriu formação jurídica avançada, especializada, e que o candidato é qualificado para trabalhar em um ambiente legal multinacional.

Na maioria dos países, os advogados não são obrigados a obter um LL.M., e muitos de qualquer forma escolhem por não obter um. O LL.M., por si só, geralmente não qualifica profissionais para exercerem a advocacia. Na maioria dos casos, os alunos devem primeiro obter um diploma profissional em Direito (por exemplo, o Bacharel em Direito (LL.B.) no Reino Unido ou o Juris Doctor (J.D.) nos Estados Unidos), e passar pelo exame do "Bar" ou um exame equivalente em outros países, como a Zweites Staatsexamen na Alemanha. Enquanto o currículo geral do LL.B. e do J.D. são projetados para dar aos alunos as habilidades e os conhecimentos básicos para se tornarem advogados, estudantes de direito que desejam se especializar em uma determinada área podem continuar os seus estudos com um curso de LL.M. Algumas universidades também consideraram (na fase de aplicação para o curso) estudantes que detêm graus em outras áreas afins, ou que tenham experiência em uma área específica do direito.

Os requisitos de graduação para um LL.M. variam de acordo com as respectivas orientações universitárias. Alguns programas são orientados para a pesquisa e exigem que os alunos escrevam uma tese, enquanto outros oferecem uma série de aulas que os alunos devem estudar para completar o curso de estudo (o LL.M que eu fiz cai dentro deste último exemplo). Muitos programas de LL.M. combinam cursos e pesquisa. Programas de "tempo parcial" também estão disponíveis para profissionais que desejam completar o seu LL.M. enquanto trabalham em tempo integral.

Os futuros alunos devem estar cientes de que não há uma definição de prazo universal para o LL.M. O programa é usado de diferentes maneiras pelas instituições ao redor do mundo. Particularmente nos Estados Unidos e na Alemanha, os programas de LL.M. muitas vezes são projetados para ensinar aos advogados estrangeiros os princípios jurídicos fundamentais do país em que se estuda. Neste respeito, o LL.M. pode ajudar advogados que procuram se mudar e advogar em outro país, ou expandir sua área de prática sobre questões internacionais. A conclusão de um LL.M., no entanto, não qualifica automaticamente estudantes estrangeiros para fazer o exame do bar naquele determinado país. Nos EUA, por exemplo, alguns estados permitem que os advogados estrangeiros procurem admissão no bar após a conclusão de um LL.M. (por exemplo, o Texas e Nova Iorque), enquanto que em outros estados, é necessário que o estudante obtenha o J.D. degree. Eu, pessoalmente, obtive os dois graus (LL.M. e J.D.) por opção própria, e posso confirmar que esses 4 anos (extras) de estudos foram bastante úteis e me ajudaram a entrar firme e forte no mercado de trabalho americano, 

Para os que não sabem, LL.M. é a abreviação do latim Legum Magister que significa "Master of Laws". Em latim, a forma plural de uma palavra é abreviada repetindo a letra. Assim, "LL" é a abreviação de "leis". "Legum" é a forma plural possessiva da palavra latina "lex", que significa "leis específicas", em oposição ao conceito mais geral incorporado na palavra jus, a partir do qual a palavra "juris" e a palavra "justiça" são derivadas.

Espero ter tirado algumas das dúvidas existentes sobre o LL.M. If you still have any questions, feel free to comment on this post and I will do my best to answer to you as soon as I can :)

Uanna Alves
Attorney-at-law and Foreign Legal Consultant in Texas.

Comments

  1. Uanna, tem algum limite de idade que vc julga existir para fazer o L.LM com o intuito de advogar nos Estados Unidos?

    ReplyDelete
  2. Uanna, PARABÉNS, sua trajetória é inspiradora. Enviando uma mensagem bem informal, tá?!
    Já tem algum tempo que deveria ter enviado este comentário, mas não sabia se surtiria efeito, se você ainda checa o blog e tal... mas resolvi arriscar, hahaha.
    Você poderia tirar algumas dúvidas, baseado em sua experiência?!
    Também sou formada em direito no Brasil (CE, pertinho de ti), tenho duas pós-graduações, sou residente permanente aqui nos EUA, moro em Fort Worth (tua vizinha, rsrsrs), mas tenho dois grandes obstáculos, o idioma e o financeiro, motivo pelo qual ainda não prestei o TOEFL e nem apliquei para as Universidades! Gostaria de saber se você conhece escritórios que aceitam advogados graduados no exterior para trabalhar aqui, nem que seja como estagiário ou assistente, para conhecer o ritmo e a matéria em si, como funciona aqui. Vi alguns escritórios com programas de verão, etc., mas em geral eram para não residentes, alunos em faculdade ainda e aí por diante.
    Meu plano seria: trabalhar na área (lógico que não como advogada) para fazer dinheiro e conhecer como funciona aqui, quero ter certeza absoluta que na minha idade ainda vale a pena investir todo o tempo e dinheiro nisso. Se ainda há tempo, se tenho como alcançar esse objetivo estudando e trabalhando concomitantemente, etc.
    Ficarei muito feliz caso possa me enviar um email (andressamesquita@hotmail.com) ou se puder indicar aqui o seu para trocarmos algumas ideias.
    Desde já, agradeço sua atenção. Abraços com estima de sucesso.

    ReplyDelete
  3. E esses LLM onlines , o que você acha deles?

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?

LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)