LL.M - Master of Laws (O Curso)

Hello ya'll!

Então, preparados para embarcar nessa aventura jurídica que mudará sua vida COMPLETAMENTE?

Hoje meu post vai falar um pouco do Curso de Mestrado, o que esperar, que cadeiras pagar, etc. Será um post interessante que dará pra vocês uma ideia de como as matérias são transmitidas para os alunos.

Um mestrando, aqui nos EUA, paga as mesmas cadeiras que um bacharelando em Direito. Como já falei em posts anteriores, o curso de Direito pode ser ministrado em 3 (Full-Time) ou 4 anos (Part-Time)  - dependendo da escolha do aluno.

Enquanto o Bacharelando do curso de 3 anos paga 6 cadeiras por semestre, o Bacharelando do curso de 4 anos paga apenas 4 - ou seja, possui um horário bem mais flexível e uma disponibilidade maior para trabalhar e se dedicar ao curso.

O primeiro ano do Curso de Direito Full-time também é referido como "1L"; o segundo ano "2L" e o terceiro ano "3L". O primeiro ano do Curso de Direito Part-time também é conhecido como "1E", o segundo ano "2E", terceiro ano "3E" e quarto ano "4E".

A política das Universidades podem variar, mas geralmente as cadeiras que se paga no primeiro ano são:

  1. Contratos I e II (Contracts)
  2. Processo Civil I e II (Civil Procedure)
  3. Direito Penal (Criminal Law)
  4. Danos I e II (Torts)
  5. Propriedade I e II (Property)
  6. Direito Constitucional (Constitutional Law)
  7. Pesquisa e Redação Jurídica I e II (Cadeira mais difícil de todas!) (Legal Research and Writing)
Essas cadeiras são obrigatórias no primeiro ano do curso e todos os alunos têm que pagar e passar em todas elas para poderem cursar o segundo ano.
Já o segundo e terceiro anos são cadeiras opcionais, você geralmente escolhe dentro de um rol de centenas de matérias as que lhe apetecem de forma a criar seu próprio calendário. Há algumas cadeiras que são requisitos do "Bar" (OAB) do Estado em que você está estudando, então o bom é que você pague todas elas primeiro e depois fique mais a vontade para escolher as que quiser.

Como Mestrando, há apenas uma cadeira que a maioria das Universidades requerem que os alunos paguem: Perspectives of the American Legal System. Nessa cadeira você consegue, em 6 meses, aprender como o sistema jurídico norte-americano funciona (estrutura dos tribunais, dos estados, precedentes, stare decisis, agencias, etc) e, assim, ter base para pagar as outras cadeiras.

Na minha Universidade, era requerimento que todo mestrando tivesse o total de 24 créditos ao final do curso. Uma sala pode ter 1, 2,3 ou - raramente - 4 créditos. A palavra "crédito" se refere a quantas horas na semana você dedicará àquela matéria na Universidade. Uma cadeira de 00:50 minutos, duas vezes por semana, é considerada uma cadeira de "2 créditos" = ou duas horas semanais. De tal forma que, por semestre, um mestrando acabava por ter, em média, 5 cadeiras.

Uma matéria que se indica pagar é a "Pesquisa e Redação Jurídica". Como a maioria dos mestrandos internacionais vem aos Estados Unidos com a esperança de fazer o Bar em New York, e é requisito do Bar que o mestrando internacional TENHA completado o curso "Pesquisa e Redação Jurídica" em alguma universidade norte-americana, a maioria das Universidades ou obrigam os mestrandos a pagarem a matéria, ou altamente recomendam que o façam.

Eu, mesmo sabendo que não pretendia advogar em New York, paguei a cadeira e não me arrependo de forma alguma. 

Você também tem a oportunidade de escolher entre cadeiras do primeiro, segundo ou terceiro ano do curso de Direito. My schedule was like:

1st Semester (Fall):

  1. Perspective of the American Legal System
  2. Legal Research and Writing
  3. Contracts I
  4. Civil Procedure I
  5. Environmental Law
2nd Semester (Spring):

  1. Contracts II
  2. Constitutional Law I
  3. Theories of Legal Interpretation
  4. International Business and Financial Transactions
  5. Immigration Law
Aqui está um link com a lista de cursos oferecidos pela minha Universidade (para os curiosos!): http://www.law.smu.edu/Registrar/App/Upper-Class-Courses.aspx?Term=Fall-2013&Year=2

Então, é super legal que você possa escolher as matérias que você tem interesse em pagar e no próximo post eu falo mais detalhadamente de cada uma, mas nem tudo é tão simples assim.

O sistema de notas numa Universidade de Direito norte-americana (pelo menos na grande maioria) é TOTALMENTE diferente do Brasil. Aqui, as notas são dadas com base em uma "curva" e cada aluno compete com os demais. Como assim?

Deixa ver como eu consigo explicar de uma forma mais simples. Supondo que em uma sala haja 100 alunos. Os professores são limitados a dar "A" a 7%, "A-" a 10%, "B+" a 13%, "B" a 50%, "B-" a 20%", "C+" a 10% e assim por diante ... Logo, em uma sala de 100 alunos, apenas 7 receberão a maior nota (A), apenas 10 poderão receber A-, apenas 13 poderão receber um B e assim por diante.
Isso significa que, se todo estudou igual, todo mundo sabe e todo mundo merece um "10.0", o professor tem que procurar por aquele que merece "mais" porque ou escreveu mais, ou deu a resposta mais completa, ou porque conseguiu "spot all the issues", etc. Mas NUNCA a sala toda pode receber um 0 nem um 10. Isso é horrível, por um lado, porque muitas vezes traz injustiça aos que sabem, mas que, por exemplo, esqueceram um detalhe, ou não tiveram tempo de terminar a prova (O QUE SEMPRE ACONTECE!!!). Mas, ao mesmo tempo, permite que uma sala onde o professor não ensinou bem, ou que você sabe um pouco a mais que os outros, você se destaque mais facilmente.

Bom ou ruim, é assim que funciona! 

Agora, você deve tá se perguntando .. e os mestrandos internacionais? Tadinhos, mal falam a língua, também tem que competir contra os americanos? ...................

YUP!

:D

Ain't that great!?!?!? 



#NOT!

Pois é, você que achava que ia receber um pouquinho de crédito por estar vindo de fora, pode tirar o cabrito do chuvisco! Você vai fazer o mesmo exame, no mesmo dia e receber sua nota de acordo com a nota de todos os demais - independentemente de "quão bom" ou "ruim" seu inglês seja.
Algumas Universidades dão alguns minutos extras para os estudantes internacionais (Ex: 20 minutos extra para cada hora que os americanos tiverem) para compensar o fato de que o inglês não é nossa primeira língua ... but that's about it.

So, ya'll good luck with that. It sucks. 

Para você se graduar, você precisa ter um G.P.A (Grade Point Avarage) de, no mínimo, 2.1 em uma escala de 4.0 (Equivalente a um "C" ou a um "7.6" no nosso sistema).

Pra quem quiser ver a conversão de notas de uma escala de 10.0 (a nossa, brasileira) para uma escala de 4.0 (a dos americanos), aqui vai o link: Conversão G.P.A - C.R.E

Com um GPA anual no Mestrado acima de 3.5 (= 9.0), a maioria das Universidades lhe aceitará para fazer o curso de Direito (J.D.) e você não precisará fazer o LSAT. A lógica é que, se você conseguiu um GPA tão alto concorrendo com americanos, você não precisará comprovar através de outra prova (LSAT) que você está apta para cursar Direito na Universidade.

Foi exatamente o que eu fiz ... me matei de estudar o ano inteiro, consegui um GPA muito bom, e, com as cartas de recomendações dos meus professores, eu consegui ser aceita no curso :)

No mais, me graduei em Maio, recebi o título de Mestra e poderia ter voltado para o Brasil tendo conhecimento suficiente do sistema jurídico norte-americano que adquiri durante esse ano que passou, mas resolvi ficar.

O curso começa em Agosto e já tou pronta para mostrar pra cada um que não precisa ser nativo pra conseguir o que eles conseguiram. E que o Brasil tem muito mais que carnaval, floresta e praia.

Bem, tive a intenção de compartilhar com vocês - embora brevemente - um pouco da minha experiência do Mestrado. 
Se houver alguma pergunta ou dúvida específica quanto ao curso LL.M., podem deixar em forma de comentários no espaço abaixo e assim que for tendo um tempinho, responderei a cada um.

Abração, fiquem com Deus ...

KEEP CALM & LAWYER UP!

Uanna Alves

Comments

  1. Uanna sou eu novamente (Silvia), muito obrigada por responder minhas perguntas.

    PARABÉNS pelo mestrado você merece muito ! Fiquei emocionada só de ler esse post, torço para que você alcance tudo que deseja.

    Eu fiquei com uma dúvida: você começou a cursar o mestrado em que ano ?Qual a duração dele ? E em qual faculdade irá cursar o J.D ?
    Porque você escolheu o Texas dentre todos os outros estados ? (Estou super em dúvida haha).

    Beijos, muito obrigada pela atenção e desculpe por tantas perguntas !

    ReplyDelete
  2. Muito Obrigada, Sílvia!

    O mestrado nos EUA pode variar de 1 a 2 anos dependendo de quantas cadeiras você pague por semestre. O requisito é que você tenha 24 créditos ao final - caso contrário, você não receberá o diploma.
    I took 12 credits on my first semester and 12 credits on my second semester, mas você pode fazer 6 -6 -6 -6 (ou como quiser). Então a duração do Mestrado realmente vai variar de acordo com a sua escolha.

    Eu cursarei o J.D. na mesma Universidade que fiz o Mestrado (Southern Methodist University - Dallas).

    Escolhi o Texas porque me apaixonei pelas pessoas, pelo clima, pelo ambiente e pela Universidade em si. Sempre fui aconselhada a escolher a Universidade de acordo com o local em que eu me visse morando no futuro. O mais lógico seria ir pra NY ou CA, mas nunca me vi morando nesses lugares. Quando vim ao Texas pela primeira vez, foi amor à primeira vista. Quando entrei no campus da minha Universidade (após ter visitado o de Harvard, Suffolk e Yale), sabia que eu pertencia àquele lugar e, então, decidi estudar aqui mesmo tendo sido aceita em outras Universidades.

    Espero que tenha te dado uma luz :)
    E fique à vontade quanto as perguntas .. é um prazer respondê-las.

    Abraço!
    Uanna Alves

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uanna, aqui é Carolina e também to emocionada com a sua história. Uma grande inspiração pra mim!

      Você então se aplicou pra outras universidades ao mesmo tempo que pra do texas? e você foi pros EUA como turista primeiro, visitou todos os campus, e então escolheu?

      Também to em dúvida nessa escolha!

      Beijos,
      Carol

      Delete
    2. Sim, pra Harvard. Mas eu sabia que queria morar no Texas, então foi mais fácil escolher.
      Sim, passei 15 dias viajando, conhecendo os campus que eu tinha interesse, e por ter gostado mais do de Dallas (SMU), resolvi dar preferência a esse.

      Como a escolha reflete no local onde vc vai morar, e muito consequentemente, trabalhar, é bom saber com precisão seus likes e dislikes pra poder fazer uma decisão correta e não se arrepender.

      Beijão!

      Delete
  3. Uanna, boa noite.

    Primeiramente parabéns por todas as suas conquistas e pelo blog, pois isso incentiva muito as pessoas que pretendem cursar um LLM nos EUA, através do seu blog vamos nos familiarizando com o processo e sonhando um pouco. Se possível, gostaria que você me esclarecesse algumas dúvidas: 1- Com quanto de tempo de antecedência devo me preparar (juntar a documentação, fazer o Toefl, aplicar para as universidades, etc.) para cursar o LLM? Existe uma idade limite para cursar o LLM (existe preconceito das universidades ou até mesmo do mercado de trabalho em relação à idade), pois devo fazer meu LLM com 35 anos aproximadamente? Quando falam em LLM full time, qual seria o horário do curso (8h às 17h)? Agradeço antecipadamente pela atenção e boa sorte na sua empreitada.


    Beijos, Diego.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu comecei a me preparar 6 meses antes de me graduar––lógico que já vinha dando um foco legal nas minhas notas pra ter um CRE super alto e garantir minha vaga no curso desde o início––mas fora isso, 6 meses antes de me graduar já iniciei o processo de me cadastrar pro TOEFL.
      Não existe idade mínima pra cursar o LLM e não existe preconceito algum. Pelo contrário, eles dão muito valor à experiência e hard work.
      Full time significa que voce vai pagar 16 créditos por semestre (equivalente a 16 horas de curso por semana). Parece simples, mas 16 horas é MUITO carregado e bem mais difícil que 11 horas (part time).

      De nada!! Beijos.

      Delete
  4. Parabens por suas conquistas Uanna. Fez o melhor blog de ajuda da internet!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha muito obrigada Sinésio!!!
      Estarei postando mais novidades em breve .. Fica ligado ;)

      Abraço

      Delete
  5. Fiquei um pouco confusa. Voce formou aqui no Brasil, foi pros EUA fazer o L.L.M e agora vai fazer o J.D, é isso?

    No caso, eu, que ja estou formando em Direito no Brasil, só preciso fazer o J.D se eu quiser? Ou é um requisito para fazer o L.L.M?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso. Como quero exercer a profissão no Texas, resolvi fazer o JD (que é pre-requisito).

      Você precisa fazer o JD se quiser advogar (exceto em NY, California, Alabama e New Hampshire), e o LLM se só quiser o mestrado. A maioria das Universidades deixa vc fazer o JD após fazer o LLM.

      Espero ter respondido sua pergunta.
      Boa Sorte!

      Delete
  6. Olá, Uanna.

    Tenho uma curiosidade: por quê não fez o LSAT? Acredita ser muito difícil?
    E o planejamento financeiro, o que aconselha?

    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu fiz o LSAT mas não precisei usar minha pontuação porque também fiz o LLM. A minha Universidade abre mão do LSAT se você já tiver um LLM degree.
      E sim, o LSAT foi a pior experiência que eu já tive! E olhe que meus resultados na Universidade são muito bons. Pra mim, isso só prova que o LSAT não mede inteligência ou capacidade de ninguém.

      Planeje bem. Universidades aqui são muito caras. Pagamos em média 50 mil dólares por semestre e a maioria das Universidades não oferecem bolsas de estudo pro JD - apenas pro LLM.

      Boa Sorte!

      Delete
    2. Por semestre????Achei que fosse por ano,que absurdo!!

      Delete
  7. Ola Uanna, primeiro parabens pelas suas conquistas ! Vc merece. Será que vc poderia me dar uma infos? fico muito grato ! e agradeco desde agora.
    Me formo agora no fim do ano em direito, estou feito louco pesquisando sobre mestrado. Quero Califorina, isto é certo. E tenho 2 dúvidas. 1. O Curso de Legal Advice seria uma boa opcao?. 2. Quais os requisitos pra entrar no LLM e que duracao ele deve ter? 3. existe algum tipo de bolsa ou financiamento pra o curso? Muito obrigado Uanna, muito sucesso no seu caminho.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?

LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)