Segregação Racial - Brown v. Board of Education
Estudar nos Estados Unidos me fez perceber que nascer "preto" aqui, há muito, foi mais um castigo trazido pelo destino. Me deparei com uma situação interessante. Em 1958 (50 anos atrás), nossos pais estavam nascendo num Brasil que crescia e em breve estaria entrando numa ditadura. Oficialmente, a cor da população nunca foi um problema: preto, branco, amarelo, o colorido do nosso país era um só e pouco importava ser escuro ou claro.
Falar em racismo e segregação sempre me pareceu absurdo .. quem de nós, hoje, e ouso a dizer, há 50 anos, abriria a boca pra falar: negros não podem se matricular nessa escola; ou, negros não entram nesse ônibus? Parece até um absurdo pensar que alguém, no mundo, seria tão desumano a ponto de segregar com base na cor da pele. Bem, o absurdo aconteceu aqui! Depois de uma ação julgada pelo Supremo Federal norte-americano em 1954 que declarava inconstitucional a segregação nas escolas públicas com base na cor da pele (Gente, a escravidão no Brasil - ao menos teoricamente - foi abolida em 1888!!!!!!!), em 1958, um governador do estado de Arkansas se recusou a cumprir a ordem da Corte e impediu que 9 crianças negras entrassem no colégio.
Tentem pensar nisso cronologicamente: enquanto estávamos prestes a entrar na ditadura que muitos de nossos PAIS vivenciaram, aqui nos Estados Unidos a indagação era "Seres humanos da mesma idade (crianças!!), cujos pais pagam impostos, que nasceram em território americano e, portanto, têm cidadania estadunidense, merecem ter direito à educação, mesmo tendo tanta melanina na pele?". Saber que, em um dia recente, um Governador de um estado proibiu alguém de ter acesso à escola por conta de cor me dá arrepios e nojo. Pior ainda é saber que a mesma segregação de outrora, tão aceita e condenada, ainda anda disfarçada entre nós, no país dos livres e (des)iguais.
Quem tiver interesse em ler mais sobre a ação que declarou inconstitucional a segregação racial nos EUA, pode ter acesso em:
Essa ação foi, de fato, um marco na história do país.
KEEP CALM & LAWYER ON!
Uanna Alves
Olha, pena que seu blog não é tão conhecido, e que sorte que eu o encontrei. Informações corretas, precisas e do jeito mais simples possível. Li todos os posts e gostei bastante.
ReplyDeleteTo terminando meu trabalho final de mestrado na Espanha, e em 2014 acho que eu vou pro objetivo final, que é o Llm em NY. Queria trocar umas idéias com você, mas aqui não tem nenhum contato seu... Se puder me manda alguma coisa pra rpo2108@hotmail.com ... Parabéns e sucesso nos EUA!! Qualquer coisa aqui na Espanha, também tamo aí. ;)