Linha do Tempo. If you can dream it, you can do it!

Vamos lá ...
  • 2009: Decido que quero me mudar para os Estados Unidos e seguir a minha carreira jurídica por lá.
  • Setembro de 2011: Passo na OAB/PB.
  • Outubro de 2011: Visito várias universidades e decido aplicar para a SMU, em Dallas.
  • Novembro de 2011: Envio minha aplicação.
  • Dezembro de 2011: Faço o TOEFL.
  • Dezembro de 2011: Me graduo em Direito no Brasil.
  • Fevereiro de 2012: Recebo a carta de aceitação das Universidades, e faço o depósito para me inscrever no Mestrado da SMU.
  • Agosto de 2012: Inicio o Mestrado.
  • Março de 2013: Aplico para receber meu terceiro diploma, desta vez meu Doutorado Profissional em Direito (J.D.).
  • Maio de 2013: Recebo meu Mestrado (LL.M) em Direito Internacional e Comparado pela SMU.
  • Maio de 2013: Sou aceita no J.D.
  • Junho-Agosto de 2013: Trabalho para um escritório que representa, e tenho o prazer de "conhecer" nosso ex-Presidente do STF, Joaquim Barbosa.
  • Agosto de 2013: Inicio meu J.D.
  • Agosto de 2014: Recebo uma oferta para estagiar para o então maior escritório de advocacia do mundo, Baker & McKenzie.
  • Maio-Agosto de 2015: Faço o estágio, e recebo uma oferta para trabalhar para Baker de forma integral, depois que me formar.
  • Setembro de 2015: Passo no MPRE
  • Outubro de 2015: Me licencio como Consultante Jurídica Estrangeira.
  • Dezembro de 2015: Minha terceira graduação.
  • Fevereiro de 2016: Faço minha segunda OAB, desta vez longe de casa.
  • Março de 2016: Inicio minha carreira como Advogada Associada no escritório Baker & McKenzie.

Hoje já é Novembro, e eu estou a passos de realizar um sonho que deu seus primeiros passos anos atrás. Dentro de um mês, meu pai estará vindo me visitar, fazendo parte do desfecho da minha vida "educativa" e início da minha carreira jurídica na América. Terei totalizado 9 anos de estudo jurídico, e, aos 26 anos de idade, tornar-me-ei advogada licenciada em um outro país. No país que - mesmo com tantas dificuldades imigratórias - me recebeu de braços abertos, e me deu um lugar que eu pudesse chamar de "lar".

Faltando um mês para que tudo isso se conclua, ou se inicie (como você queira interpretar), eu tenho dentro de mim uma mistura de sentimentos que não dá para explicar. Sentimentos bons, de paz, de cumprimento, de felicidade e ânsia, mas o maior deles é o sentimento de gratitude. 

Grata a minha família amada, e em especial, ao meu pai e minha mãe por absolutamente TUDO que sempre fizeram por mim. Pela fé, pelos carões, pelo companheirismo, por me guiarem, por investirem na minha educação e no meu futuro. Por sempre terem acreditado em mim. SEMPRE. Grata também aos meus professores e queridos amigos brasileiros, sem os quais eu não teria alcançado meus objetivos, ou chegado onde cheguei. Nunca os esqueço.

Grata, sobretudo, a Deus. Meu paizinho Eterno. Pelas bênçãos e luz que me guiaram pelo caminho da vida, e nunca me deixaram abalar. Foi quem esteve comigo nas horas do desespero, da saudade, da angústia, do medo, das celebrações. A minha vitória é dEle. A minha vitória é Nossa.

Que 2016 venha com tudo, que essa "curta" linha do tempo sirva de exemplo para todos os brasileiros "that dreamed like I did," e que essa segunda "OAB" seja fruto de risos daqui a alguns meses smile emoticon 

Valeu, galera!

KEEP CALM & LAWYER UP!

Uanna Alves

Comments

  1. Olá. Tenho lido seu blog algumas vezes, e confesso que observando agora essa sua trajetória, achei algo excepcional. Sempre alimentei esse desejo, mas só me falta a coragem - e acho que também a leitura de muitos relatos negativos de outros imigrantes.

    Sua história mostra que por mais difícil que seja, se perseverarmos, podemos atingir nossos objetivos. Muito bacana e inspiradora.

    Que Deus abençoe você, e te permita continuar crescendo em seu propósito cada vez mais.

    ReplyDelete
  2. Oii Uanna,
    Parabéns pela tua trajetória, admirável!
    Tenho a mesma vontade que tu, mas muitas dúvidas.
    Quanto ao LLM, tu conseguiste alguma bolsa para se manter aí ou "só" juntou o dinheiro para o curso e custo de vida e foi? Porque teoricamente não daria para trabalhar certo? Nesse período, tu alugou casa ou ficou no alojamento da instituição?
    E em relação ao teu JD, como fizeste nesse sentido também? Alguma bolsa?
    É muito difícil depois de concluir o LLM conseguir estágio para continuar aí?
    Quanto ao BAR, tu acreditas ser possível a aprovação sem o JD, apenas com LLM?
    Muito obrigada e parabéns novamente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. 1. Tuition was $50,000/year and I got a $15,000 scholarship for my LLM. I did not get a scholarship for my JD.
      2. That is correct. You can only work after one year of studies.
      3. I rented my own apartment.
      4. As mentioned above, I had to pay for my JD out-of-pocket for 3 years with no scholarships.
      5. It depends on the state. If you go to a state with a growing economic market such as Texas, California or NY, it is a little "easier."
      6. Yes it is possible to pass the bar exam with just your LLM degree, but it must be much more challenging - especially when English is not your first language.

      You're welcome!! :)

      Delete
  3. Olá Uanna, acabei de achar seu blog fazendo pesquisas sobre mestrado. Vi uma publicação de 2013 e cheguei nessa linha do tempo.
    Primeiramente, parabéns! Que incrível você tão nova e já estar nesse patamar profissional.
    Diferente de você, meu sonho sempre foi ser Delegada e só depois de aprovada fazer um Mestrado, mas como as coisas não vão nada bem no Brasil, decidi adiar o primeiro sonho e ir atrás do segundo.
    Parabéns pela conquista e obrigada pelo blog, está ajudando bastante!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Parabéns pela conquista! Sempre te acompanhei e torço pelo seu sucesso ! Deixa eu te fazer uma pergunta : já ouvi vários advogados brasileiros que moram nos eua dizendo que basta fazer o Jd para poder prestar o bar e enfim ser advogado nos eua ! Não é verdade? Tem tem fazer LLM, JD + BAR?? Obrigad a

      Delete
    2. Ola! Alguns estados permitem que o estrangeiro (formado em direito) faca o Bar apenas com 1 ano de Mestrado (exemplo, o Texas e New York), e outros requerem que o estrangeiro (formado em direito) faca mais 3 anos de curso (que seria o normal para um americano) e em seguida preste o Bar. Entao existem essas duas formas de se licenciar nos EUA, depende apenas do estado em que voce quer advogar. Eu fiz o Mestrado e o JD por escolha propria.

      Espero ter respondido sua pergunta. Abracos.

      Uanna

      Delete
  4. Nossa... Depois de muita pesquisa cheguei em seu blog e o sentimento que me toma agora é um êxtase. Digo isto pois sua jornada resume, em muitas linhas, rsr, o caminho que estou trilhando.
    Pela primeira vez estou lendo informações de uma advogada brasileira que venceu todas as barreiras e obstáculos para alcançar seus objetivos ... Isso é inspirador! Agradeço por aquecer novamente a chama que lentamente se esfriava em meu peito.

    Me formo em Dezembro de 2018 e pretendo seguir, de forma parecida, os seus caminhos, mas ainda pairam muitas dúvidas sobre o processo.

    Enfim, parabéns por tudo e obrigado por compartilhar suas experiências! :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?

LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)