10 Razões Para Estudar Direito ou Fazer um Mestrado (LL.M.) no Texas

WHY TEXA???



Why study Law in the lone-star State? Essa é uma pergunta com a qual me deparo quase toda semana - estou sendo específica exatamente para evitar exageros desnecessários. Por que o Texas? Por que Dallas? Por que não New York, ou Califórnia, ou Flórida? Afinal, lá tem praia, tem compras, tem uma comunidade brasileira gigante. Então por que não nesses estados mais "populares," Uanna?! De tanto ouvir essas perguntas e as mais diferentes indagações de amigos, professores e, inclusive, colegas de trabalho, resolvi parar, pensar, e fazer uma lista dos principais motivos pelos quais escolhi morar, estudar Direito e advogar no Texas, ou mais especificamente, Dallas. De tão interessante que foi o resultado, resolvi compartilhar com vocês, leitores. Especialmente os que tem planos duradouros e um sonho inevitável de não só estudar nos Estados Unidos, como eu sempre tive, mas os que realmente querem vir para ficar, para criar raízes, para expandir a prática jurídica num mundo novo e desafiante.

Primeiro deixa eu começar por motivos que NÃO tiveram NENHUMA ligação com minha vontade e decisão de ficar no Texas. Não, eu não tenho família no Texas - ou nos Estados Unidos como um todo. Não, não fiz intercâmbio aqui. Pra falar a verdade, nunca fiz intercâmbio em lugar nenhum. Visitei o Texas uma vez antes de decidir vir para ficar. Não, não vim porque meu namorado/noivo/marido/companheiro/ajuntado (existe isso?!) etc estava aqui. Quando resolvi vir para cá, vim só, desimpedida e desacompanhada. Vim para realizar um sonho que era MEU e de mais ninguém, então meu raciocínio não levou em consideração a existência de nenhum membro familiar ou "romântico." Minha decisão foi uma decisão lógica, sensata, um pouco emotiva, mas o mais importante: racional. Hoje, três anos depois, olho para trás e só tenho a agradecer por ter feito essa escolha, e recomendo, a qualquer um que me perguntar, o mesmo caminho ou um caminho similar a este.

Para os que NUNCA consideraram o TEXAS (e mais especificamente, Dallas) um estado e cidade prometedores para um futuro na área jurídica, aqui vão os meus principais (e alguns extras que decidi adicionar) motivos para se fazer um mestrado (LL.M.) ou curso de direito (J.D.):

1) O Texas é um dos 3 estados nos EUA que permite que um advogado estrangeiro faça a OAB ("Texas Bar") no estado, e pratique a advocacia SEM precisar fazer o curso de Direito do começo. Ou seja, com um ano de curso, um advogado brasileiro pode fazer seu mestrado no Texas, e prestar o exame da ordem sem precisar fazer o J.D. por mais 3 anos.

O Supremo Tribunal do Texas emitiu uma ordem ano passado (Misc. Docket No. 14-9113) que adotou um conjunto de propostas de reforma para a regulamentação da prática jurídica internacional no Estado.

As mudanças nas regras do Bar representam um grande salto para a prática do direito internacional no Texas, e em grande parte corresponde às mesmas regras do mercado de Nova York. Em particular, os advogados estrangeiros licenciados em países do direito civil agora são elegíveis para se sentarem para o Bar, após completarem seu LLM em uma Universidade aprovada pela ABA.

A ordem também agiliza o registro do título de "Consultores em Direito Estrangeiro" no Texas (para o qual eu mesma apliquei), que serve para ajudar as empresas no Texas na contratação de "corporate advisors" para as suas necessidades internas relacionadas com a sua expansão ou operações internacionais.

Além disso, a ordem permite que advogados estrangeiros apareçam "pro hac vice" em um processo judicial no Texas, com a assistência de um advogado licenciado e mediante requerimento ao tribunal.

--- Tem como esse não ser o motivo No. 1????? Tá, tudo bem. A Califórnia e Nova Iorque também permite isso, Uanna. O que é que o Texas tem de diferente ou melhor então? Tá, se isso não foi suficiente para lhe convencer, vamos lá.

2) O Texas é um dos também poucos estados que não tem IMPOSTO DE RENDA estadual.

Existe no país uma lei federal regulando o Imposto de Renda, assim como o temos no Brasil. Entretanto, quase 40 dos 50 estados (incluindo, claro, a Califórina e New York) cobram também um Imposto de Renda estadual. SIM - BITRIBUTAÇÃO sem ter pra onde correr! Isso literalmente significa, que só em morar em um desses estados que cobram Imposto de Renda Estadual, você recebe seu salário - automaticamente - com uma diminuição mediana de 30% - obviamente, a porcentagem exata vai depender do estado e da base tributária em que você se encaixa.

3) "The Southern Hospitality"

Pra quem tá acostumado com a hospitalidade brasileira, nada melhor que vir morar aqui. Foi essa hospitalidade e educação que me fizeram apaixonar por esse lugar! As pessoas param para lhe cumprimentar onde estiverem e sem mesmo lhe conhecer; no tráfego você mal ouve alguém apertar a buzina do carro; todos param para que os pedestres atravessem a rua; as pessoas são simpáticas e sorridentes, mal lhe conhecem e já estão lhe convidando para passar o "Thanksgiving" com elas; é só andar na rua por uns dez minutos e você com certeza ouvirá um "good morning" or "how you doin'" ... Enfim, foi esse carisma que me conquistou de primeira. Nunca vi isso em lugar nenhum - e olhe que já visitei mais de 25 estados nesse país!!!

4) O Clima

O clima do Texas tem um pouco de tudo a oferecer. É frio quando é para ser frio, e é quente quando é verão. O nosso frio às vezes faz nevar (ou seja, dá pra ver e aproveitar a neve sem precisar ficar trancado em casa porque não dá para dirigir). O nosso calor é CALOR mesmo! Então se quiser dá pra aproveitar a piscina e pool parties, ou então dirigir pro sul do estado pra pegar uma praia. CLARO que não se compara com a beleza do meu Brasil, mas aí também é querer demais, né?

Nosso outono é lindo. As folhas ficam vermelhas, laranjas e amarelas e aos poucos elas caem. É aí que o clima começa a esfriar e vai chegando o Halloween. E nossa primavera é colorida! Flores lindas e com cores para dar e vender. Enfim, de fato, temos as 4 estações bem definidas, e isso, juntamente às pessoas e cultura me fizeram perceber que seria um lugar ideal para crescer profissionalmente e ter uma família no futuro.

5) VALOR ANUAL (TUITION)

Lógico que uma coisa pra se levar SUPER em consideração é o valor do curso, concorda? E claro que seu custo de vida vai ter grande peso no valor TOTAL do seu ano fora do país. Comecemos então com o valor anual das Universidades super bem conceituadas dos Estados Unidos:


  • Yale University: $56,200
  • Harvard University: $55,842
  • Standford University: $54,366
  • Columbia University: $60, 274
  • University of Chicago: $55,503
  • New York University: $56,838
  • University of Pennsylvania: $56,916
  • Duke University: $55,588

Esse valor não leva em consideração taxas ou livros (o que geralmente custam conjuntamente $5,000 por ano). E lógico, a maioria dessas Universidades estão localizadas ou em NY ou na Califórina. Então, coloca em cima desse valor o custo de vida dessas cidades, e você estará gastando - no mínimo - por volta de $90,000 para estudar e viver por um ano. 

Por outro lado, a University of Texas (considerada a #15 no país), custa $49,244 e a Southern Methodist University Dedman School of Law custa $44,542. Sem contar o custo de vida aqui que é incrivelmente mais barato sem perder a ótima qualidade de vida que você tem por valores ínfimos.


6) Dallas (essa vai em inglês porque eu decidi copiar do site da escola - expõe de forma breve e correta, as coisas que Dallas tem a oferecer)

"Dallas is centrally located and within a four-hour flight from most North American destinations via DFW International Airport and Dallas Love Field (just minutes from SMU campus).  Throughout the city is the best shopping in the southwest, amazing restaurants, the largest urban arts district in the nation, 14 entertainment districts and much more. Blend in moderate weather, year-round sports and true Southern hospitality for a true "taste" of the Dallas difference. 

Dallas is an expanding global center, ranking second in the country in corporate headquarters of Fortune 500 and Fortune 1000 companies.  It is a great place to practice law, with a strong legal community and low cost of living. SMU Dedman Law alumni are leaders in the legal community in Dallas, in the nation and around the world." 

Pretty cool, huh?


7) O mercado jurídico dos estados e cidades grandes como NY e Califórnia estão saturados para brasileiros como eu e você.

Não sei se você já parou para pensar na quantidade brasileiros que você geralmente encontra nesses estados mais "populares." Lógico que a grande maioria é turista, mas a demanda para satisfazer o mercado jurídico novaiorquino e californiano vem extrapolando a oferta, e o que você mais encontra é advogado estrangeiro querendo encontrar emprego e ocupar as mesmas posições que outros mil advogados estrangeiros estão procurando ocupar.

Amigo, para você conseguir um visto de trabalho (H1B) ou um green card de trabalho, uma das coisas que seu patrocinador (escritório ou empresa) tem que mostrar ao governo americano é que você é ÚNICO no que faz, e que não existe cidadão americano com as mesmas qualificações na sua área de trabalho. Você acha que vai conseguir demonstrar isso num lugar onde tem outros milhares esperando? 

Não que tenha sido o único motivo, mas recebi minha oferta de trabalho para me juntar ao maior escritório de advocacia do mundo há três semanas (Yayy!! I am actually super excited about that, obviously). Eles não só gostaram das minhas notas e minha trajetória, mas eles PRECISAVAM de alguém que falasse português e fosse formado em Direito no Brasil. Porque, obviamente, não existem muitos desses aqui no Texas. 

Estou vivendo nesse exato momento essa dica que estou dando para vocês. A oferta aqui EXISTE!!!!!!

8) Não só é barata, conviniente e propensa a dar lucros pós-graduação, a Southern Methodist Universidy, em particular, foi considerada um dos campus mais bonitos dos EUA pelo "Business Insider"e pelo "Princeton Review"

For example, The Princeton Review ranked SMU No. 2 on its list of the nation’s most beautiful campuses, according to its guide, “The Best 380 Colleges.” This ranking comes as the campus wraps up $345 million in construction and renovation projects, including the building of five new residential commons, a new band hall and new academic buildings for theology and education. 

Additional academic space, a new heath center and a new promenade are currently under construction, as well. SMU made the top 10 in these other Princeton Review categories: No. 6 in top internship opportunities, No. 7 in best quality of life for its students, No. 7 in the “Lots of Greek Life” category and No. 8 in best athletic facilities (de fato, nós temos a melhor academia do Estado!). 

Moody Coliseum, home of the American Athletic Conference-Champion SMU basketball team, completed a multi-million dollar renovation project in December 2013. A new tennis complex opened adjacent to campus in February, as well. SMU placed in the top 20 for: Best-Run Colleges (11); Best Career Services (13); Happiest Students (15); College City Gets High Marks (16); and Best Alumni Network (18).

Fontes: Business Insider e SMU

9) A GLOBAL Community

O Texas é um dos estados mais independentes e que mais cresce na nação. A movimentação estrangeira (tanto pessoas como empresas) aqui dentro não perde para os mais competitivos do mercado. Por termos uma economia rica (muito gás e petróleo) e uma história de superações de crises mais rápidas da nação, exatamente por não depender de outros estados, o mercado empreendedor confia e continua a crescer afetando diretamente o setor jurídico - mais empresas, mais advogados.

Só na Southern Methodist, por exemplo, nós encontramos graduados que hoje são líderes mundiais em seus respectivos países. We're proud of all of our SMU Dedman's School of Law Alumni and the great things they are doing around the world. Our alumni can be found leading practices in NYC, DC, LA, Chicago, Houston, and San Francisco. Alumni leader can also be found across the world in Argentina, Brazil, Venezuela, Taiwan, Korea, and the Philippines.

Para mais informações, acesse: Alumni Map

10) 50 Reasons Why Texas is the BEST State in America (fonte: Houston Press)

Resolvi fechar com esse site que me enviaram recentemente com os "50 motivos pelos quais o Texas é o MELHOR estado nos EUA." Esse texto não se refere necessariamente aos cursos de Direito ou de Mestrado, mas depois de viver aqui por quase 3 anos e ter visitado metade dos Estados Unidos, resolvi copiar porque concordo com tudo que o lone-star state representa nesse contexto: é, de fato, o melhor estado para se viver, ter uma família e sucesso profissional garantido.

Just a reminder that I did not create or write the text below, but that I do agree with every single thing it says!!!!!

50. Port Arthur: A gritty Golden Triangle refinery town that somehow produced Janis Joplin, Jimmy Johnson, Robert Rauschenberg and UGK.

49. Schlitterbahn is the greatest waterpark in America, and it makes excellent use of its Hill Country surroundings.

48. Chuck Norris. He doesn't sleep; he waits. And he's a Texas Ranger, dammit.

47. Dublin Dr Pepper -- for those people who think regular old Dr Peppers aren't Texan enough.

46. We gave the world the Quaid brothers, who have given us some great performances both off and on the screen. And we just don't mean Randy with the off-screen stuff, either.

45. You are never very far from a Whataburger.

44. Texas has produced some of the world's best music, but Bob Wills is still the king.

43. The stunning ecological diversity of the state, from the arid canyons of Big Bend to the shadowy forest of the Big Thicket.

42. No state income tax, suckaz.

41. Texas absolutely kicks ass in producing wind energy, and it doesn't get much greener than that.

40. Willie Nelson. Beloved by the most stonered Austin dreamer to the most rigid born-again Baptist, and no one bats an eye when he racks up another weed arrest.

39. "Failure is not an option." Yeah, it was never actually said by Gene Kranz, but it summed up generations of work at NASA that hopefully will not end with the shuttle era.

38. Friday Night Lights. Not the book, movie or show -- the real thing. High school football in small-town Texas is something everyone should experience at least once.

37. Tex-Mex. Comfort food, hangover cure, drunken latenight scarfing: It has many purposes, all of them delicious.

36. Crossing the Pedernales near the LBJ Ranch is a classic Hill Country moment and it's always redolent of history both happy and tragic.

35. You want music festivals, SXSW, Austin City Limits and Summerfest are hard to beat.

34. When you say you're from Texas, no one in the world needs to ask where that is.

33. From a windswept dustbowl like Lubbock, Buddy Holly unleashed pop rock on the world that is still the basis for new and great music.

32. The cheapest and best oysters in the world are plentiful from the Gulf.

31. Watching families in their Sunday best getting the wildflower pictures that generations have taken before them.   30. The Gruene Dance Hall on a Saturday night, where it doesn't seem like the 21st century at all.

29. Earl Campbell was a legend in Austin and Houston and shows every bit of what it took to become one.

28. The State Fair on Texas-OU Weekend is an amazing, appalling, exciting thing to see, even if you're not wearing crimson or burnt orange.

27. ZZ Top have told the world about Texas and still revel in it.

26. If there's an ethnic food that's not available in Houston, it involves a very, very small ethnicity.

25. Selena remains in the hearts of fans long after her murder.

24. Strolling around the Buckhorn Museum in San Antonio with a beer.

23. We're the biggest state in the Lower 48 so, you know, suck on that, Delaware.

22. The remoteness of El Paso: Waaaaay out there in the desert, all by its lonesome, still considered part of the family.

21. You have to admit -- Texas politicians can be very entertaining. Dangerous, yes; misguided, almost always; but at least they provide lots of laughs, none of them intentional.

20. October in Texas almost makes up for August.

19. South Congress in Austin is always changing but always keeping the spirit that made it what it is, unlike Sixth Street.

18. The state's musical history is filled with blues greats like T-Bone Walker, Leadbelly and Blind Lemon Jefferson.

17. Blue Bell ice cream and the way Texans are fiercely loyal to it.

16. Bat colonies in big cities like Austin and Houston.

15. Fiesta Marts carry food you never knew existed.

14. Few states have legislatures that meet less often than Texas's, and we like to keep it that way.

13. The stunning art museums in Houston, Dallas and Fort Worth. And the fact that we know enough not to act shocked at the idea that Fort Worth would have a world-class art museum.

12. Hippie Hollow isn't as weird or free as it once was, but it's still Hippie Hollow. Everyone should get naked there once.

11. Houston took rap and made it its own and gave it to the rest of you. You're welcome. 

10. The Frio River on a scorching summer day. There's a reason they call it the Frio.

9. The odds of meeting an actual astronaut are higher here than anywhere else.

8. George Strait populated the state with his exes.

7. The Houston Livestock Show & Rodeo draws farm kids and their animals to Reliant Park and some of the biggest concerts of the year.

6. Sunrises over the Gulf. Even if you had a rough night, they can brighten your spirits.

5. Beyoncé: "Cruising down 8th Street, off-white Lexus / Driving so slow, but BK is from Texas." Jay-Z, she's just trying to keep you from getting one for going 55 in a 54.

4. Nolan Ryan is someone who can unite Houston, Dallas and Austin.

3. For better or worse, three of our last nine presidents have been from Texas.

2. Kolaches: You will never find better ones than you do here.

1. Texans are so damn charming when they brag about their state. (Um, aren't we?)



Enfim, tentei expor aqui alguns motivos que vocês devem considerar na hora de escolher uma Universidade e começar a fazer planos pra iniciar a carreira jurídica nos Estados Unidos. Se a localização da Universidade não for de muita importância para você, peço que realmente abra a sua mente e considere as inúmeras possibilidades que existem por aí a fora, e que, claro, não se esqueçam que por aqui pelo Sul as oportunidades só tendem a melhorar. Esse texto fala unicamente sobre o Texas porque foi aqui que resolvi fazer meu Mestrado, e, posteriormente, meu curso de Direito. Foi aqui também que estagiei para escritórios diversos (com meu visto de Estudante!) e acabei recebendo uma oferta de trabalho para trabalhar full-time no escritório Baker & McKenzie. Antes mesmo de terminar meu curso já sei que tenho um trabalho garantido, e que eles vão patrocinar meu visto de trabalho após minha graduação. Lógico que não posso garantir o sucesso de ninguém, mas se você tem um sonho, como eu tive, e batalhar para alcançá-lo, como eu batalhei, o céu será o limite para o seu sucesso. O Texas me recebeu de braços abertos, assim como a Southern Methodist University, por isso só tenho coisas boas e conselhos positivos sobre minha experiência. Foi fácil? Não! Foi caro? Foi! Mas foi um investimento que eu e meus pais fizeram em mim, e cujas recompensas começo a recolher desde agora.

Boa Sorte a todos! Qualquer dúvida, comentário ou críticas, o blog está aberto para ouvi-los.

KEEP CALM & LAWYER UP!

- Uanna Milena Falcão Alves

Comments

  1. Uanna, bom dia! Gostaria de mais informações acerca do mestrado em direito internacional, ou outras atrás oferecidas pela SMU. No meu caso especificamente, trabalho no TJPB, e meu esposo é juiz trabalhista. Então, não temos intenção de ficar em definitivo, mas de fazer o mestrado. Você poderia mi dar algumas dicas de como proceder, de valores, etc? Ou uma página que eu possa me informar? Desde já, agradeço.
    Atenciosamente, Aleksandra Correia (lekfreitas@hotmail.com)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Aleksandra!

      Olha só, no meu post "LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)" eu explico passo a passo o procedimento. É só você acessar o link http://lawintheusa.blogspot.com/2013/06/llm-masters-in-laws-como-se-matricular.html :)
      Em relação às informações sobre a SMU, você pode acessar o side: http://www.law.smu.edu/admissions/graduate-programs/llm-international
      Lá você encontra também os valores do curso, taxas, etc.
      Depois que você der uma olhada nesses dois links, me avisa se ficou alguma dúvida!

      BOA SORTE!

      Delete
  2. Olá Uanna,

    Primeiramente, parabéns pelo site. Estou lendo algumas coisas por aqui e fiquei com dúvida em uma questão, a qual me parece contraditória.

    Neste post, você diz que é possível atuar no Texas fazendo apenas um LL.M, porém em outro post (http://lawintheusa.blogspot.com.br/2012/12/overview-jd-llm-degrees.html) você não inclui o Texas nessa possíbilidade, mas diz que seria necessário fazer o JD.

    Qual informação seria a correta? Ou entendi algo errado?

    Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Quando escrevi meu primeiro post, a lei do TX não permitia advogados estrangeiros com apenas um LLM prestar o Bar. A lei mudou ano passado, em Outubro, e agora o TX é um dos poucos estados (junto a NY) que permite advogados estrangeiros prestarem o Bar e exercerem a advocacia com apenas o Mestrado - sem precisar fazer o JD.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Delete
    2. Esclareceu, sim, Uanna! Obrigado.

      Já morei nos eua, no período de High School, e sempre tive o plano de voltar para fazer um LL.M em direito tributário ou empresarial, área que atuo atualmente, porém o projeto ficou engavetado. Agora, mais estruturado, estou revisitando o assunto e analisando as melhores opções, até para possivelmente ir e ficar.
      Por óbvio, o valor das universidades é a maior barreira, além de ainda não saber se seria possível trabalhar na área do direito apenas com a graduação brasileira, enquanto se está cursando o LL.M.
      Continuarei pesquisando e acompanhando o seu blog.
      Agradeço sua disponibilidade!

      Delete
  3. Ola Uanna, parabéns pelo blog. Fui advogado e hoje sou Assistente Jurídico do Ministério Público (equivalente ao Assistant State's Attorneys de vocês), tenho o sonho de advogar no EUA, mas tenho receio em largar um cargo público aqui e jogar tudo pro alto em busca disso. Minha maior preocupação é a aprender o "juridiquês" americano, por isso tenho receio de não conseguir lugar no mercado de trabalho. Trabalhar como Assistant State's Attorneys aí também é complicado? Gosto muito e conheço bastante da área criminal, gostaria de continuar atuando nesse ramo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. You would have to go to law school here and get your JD to be able to work for a DA. IF you want to have your own private practice, depending on where you go, an LLM (Masters) would be enough.

      Espero que tenha respondido sua pergunda!

      Delete
  4. Olá Uanna, poderia me dar um estimo, sem querer ser invasiva, quando a sua media de notas na faculdade que você tenha ideia que te ajudou a ser aceita para o LLM, quanto a este ranking, seria avaliado aluno x notas x turma a qual pertenço ? Quando as traduções juramentadas você realizou as suas de que forma? escreventes com fé pública ?
    Eu financiei minha faculdade aqui no brasil e venho juntando dinheiro ao longo dos anos, mas não tenho ajuda de "ninguém", dessa forma pensei em aplicar para o intercambio que me possibilita aplicar como residente, me utilizando de outro visto e buscar o apoio de um sponsor. Pois não vejo como aplicar para estudante, mesmo com o auxilio de um sponsor e não poder trabalhar, poderia me dizer como é a Grade de horas do LLM, seria como uma pós, tantos dias por semana, x horas? torço pelo retorno. att

    ReplyDelete
  5. Uanna, parabéns pelo post. Acabei de conhecer seu blog talvez por isso não saiba a resposta. Você veio cursar LL.M aqui e já poderia advogar no Texas, por qual motivo está cursando a faculdade de direito? Existe alguma diferença entre os dois na atuação aqui ou seria só por motivo de status? Desde já, obrigada pela atenção. Abraços com estima de sucesso.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Mensalidade das Universidades e Salários dos Escritórios Americanos

Como Financiar Seu LL.M?

LL.M - Master of Laws (Como se matricular?)